Sistema conectado a rede
É um sistema conhecido como grid-tie, para o funcionamento desse sistema fotovoltaico basicamente precisa estar conectado à rede de distribuição de energia. Devido a essa característica esse sistema acaba sendo mais eficiente que o sistema off-grid, porque dispensam a utilização das baterias e dos controladores de cargas, viabilizando a implantação do sistema fotovoltaico.
Para o funcionamento do sistema conectado a rede o inversor tem um papel fundamental, a conversão da energia de corrente contínua para corrente alternada, além da função de sincronizar o sistema com a rede pública.
Como o sistema não possui um processo de armazenamento de energia a solução encontrada foi enviar a energia produzida excedente para a rede da concessionária, gerando créditos de energia que podem ser utilizados em momentos onde a demanda é maior que a produção, dentro de um período de até 36 meses.
Além disso, a residência pode distribuir a energia não utilizada para outras residências cadastradas, desde que se tenha comum acordo entre as partes. Com o sistema instalado o cliente pode ter uma economia de até 95% na conta de energia.